(aqui está o meu pai com o seu cajado durante o Caminho)
Porquê usar um cajado?
Pode haver a tendência de pensar "cajado? isso parece uma bengala e eu não sou velho nenhum não preciso disso para nada", pois bem o uso do cajado não tem nada a ver com a nossa facilidade ou capacidade de movilidade (e portanto, nada tem a ver com a nossa idade). A sua utilidade é:
"para subir e, principalmente, para descer o apoio permitido pelo cajado propiciaria um alívio aos tornozelos e joelhos. Tão importante quanto, daria um equilíbrio adicional na hora de ultrapassar poças de água ou lama ou saltar de uma pedra para outra. O peso da mochila, por deslocar o nosso centro de gravidade para um ponto que não estamos acostumados, acaba funcionando como um acelerador de quedas quando precisamos dar passadas pouco convencionais."
Os cajados podem ser comprados em várias lojas durante o caminho, ou podem ser feitos com ramos largos encontrados durante a Caminhada. Ter em conta que o tamanho do cajado é pela altura dos olhos e deve ser resistente mas não muito pesado.
Dicas?
- Alternar as mãos, mais ou menos meia hora cada uma para equalizar a distribuição de peso e de movimentação entre os dois lados do corpo
- Manter o braço e o ante-braço num ângulo de 90 graus
- Pousar e não bater a ponta do cajado no chão - O cajado acompanha a passada da perna oposta à mão que o segura
- O pulso movimenta o cajado quando o terreno é plano
- A não ser que o cajado seja BEM resistente, nunca apoie todo o seu peso nele: se ele deslizar ou quebrar o tombo é certo.
A título de curiosidade... Na Idade Média, o cajado tinha um significado simbólico interessante. Representava a terceira perna, e também a terceira pessoa da Santíssima Trindade. O cajado era também usado contra animais selvagens e assaltantes.
info found in http://www.caminhodesantiago.com.br/artigos/cajado.htm and http://consolatajovem.blogspot.com.es/2010/07/caminho-de-santiago-conselhos-aos_28.html
Sem comentários:
Enviar um comentário