O pé do peregrino descobre todas as superfícies possíveis: o asfalto, o cimento, a gravilha, a terra batida, etc. Tais diferenças originam sérias dúvidas na eleição do calçado que melhor se adapte a todas e cada uma das superfícies descritas.
É necessário um calçado nem muito ligeiro, nem muito pesado, que seja flexível e que aporte boa estabilidade. Todas estas características estão reunidas em ténis de caminhada (trekking) e no calçado trail running que usam os corredores de montanha. Ambas são mais ligeiras que as botas de caminhada e dão maior flexibilidade e amortização. A sola é mais resistente e soporta melhor os impactos e o peso da mochila que a de um ténis convencional.
O tecido impermeável e transpirável Gore-Tex evita que se molhe o pé e evacua o suor ao exterior. As botas de montanha protegem melhor os tornozelos e os possíveis impactos das pedras, mas são mais pesadas, aquecem mais o pé e são muito incómodas sobre o asfalto. A experiência aconselha tentar primeiro ténis de trekking ou trail running.
Sem comentários:
Enviar um comentário