A catedral de Santiago foi projetada com uma série de características especiais
que vêm no seguimento de um ramo específico da arquitetura românica,
vulgarmente designados por "Arte Peregrina". Este tipo de arquitetura
caracteriza-se por ter grandes igrejas ou basílicas, com abóbadas em barril e
meio-arcos de pedra na nave central e abóbadas de aresta nas laterias; igrejas
que incorporam o ambulatório como um elemento arquitectónico. revolucionário
Esta estrutura( o ambulatório) permite que
grandes multidões possam circular em volta da igreja, sem prejudicar os
serviços religiosos que ocorrem na nave central. Este ambulatório vem também
facilitar as visitas às várias relíquias localizadas nas diversas capelas laterais.
Juntamente com estas características, há
também o triforium, galerias acima das naves laterais, em torno de toda a
catedral. Pelo menos cinco igrejas podem estar incluídas neste grupo especial:
San Martín de Tours, San Marcial de Limoges, San Sernin de Toulouse, Santa Fé
de de Conques e a mais perfeito de todas: Santiago de Compostela.
Confrontados com a presença de um número tão
grande de peregrinos, e, a fim de atenuar a confusão e os maus cheiros das
multidões, foi inventado o Botafumeiro ou queimador de incenso.
O Botafumeiro atual (que substituiu o original
em prata, levado por Napoleão, em 1851, e que datava de 1544) é agora apenas um
item decorativo ou espetáculo turístico que pode ser visto em funcionamento
durante as cerimónias solenes e todos os domingos durante o Ano do Jubileu.
O Botafumeiro tem 1,5 metros de altura e pesa
cerca de 50 quilos, este é pendurado numa série de cordas e roldanas e sete
homens (o tiraboleiros) balançam o de um lado da nave para o outro. (Em 1499, o
Botafumeiro voou para fora das portas de Las Platerías, diante dos olhos da
princesa Catarina de Aragão e só foi parado por um dos tiboleiros que saltou
para cima dele). O Botafumeiro existe desde o século 16, assim como outros “turibuli
magni” nas catedrais de Zamora, Ourense e Tui.
http://www.caminosantiago.com/index.php/en/touring/curiosities/136-compostela
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