quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Algumas curiosidades sobre a catedral de Santiago


A catedral de Santiago foi projetada  com uma série de características especiais que vêm no seguimento de um ramo específico da arquitetura românica, vulgarmente designados por "Arte Peregrina". Este tipo de arquitetura caracteriza-se por ter grandes igrejas ou basílicas, com abóbadas em barril e meio-arcos de pedra na nave central e abóbadas de aresta nas laterias; igrejas que incorporam o ambulatório como um elemento arquitectónico. revolucionário
Esta estrutura( o ambulatório) permite que grandes multidões possam circular em volta da igreja, sem prejudicar os serviços religiosos que ocorrem na nave central. Este ambulatório vem também facilitar as visitas às várias relíquias localizadas nas diversas capelas laterais.

 Juntamente com estas características, há também o triforium, galerias acima das naves laterais, em torno de toda a catedral. Pelo menos cinco igrejas podem estar incluídas neste grupo especial: San Martín de Tours, San Marcial de Limoges, San Sernin de Toulouse, Santa Fé de de Conques e a mais perfeito de todas: Santiago de Compostela.

Confrontados com a presença de um número tão grande de peregrinos, e, a fim de atenuar a confusão e os maus cheiros das multidões, foi inventado o Botafumeiro ou queimador de incenso.
O Botafumeiro atual (que substituiu o original em prata, levado por Napoleão, em 1851, e que datava de 1544) é agora apenas um item decorativo ou espetáculo turístico que pode ser visto em funcionamento durante as cerimónias solenes e todos os domingos durante o Ano do Jubileu.
O Botafumeiro tem 1,5 metros de altura e pesa cerca de 50 quilos, este é pendurado numa série de cordas e roldanas e sete homens (o tiraboleiros) balançam o de um lado da nave para o outro. (Em 1499, o Botafumeiro voou para fora das portas de Las Platerías, diante dos olhos da princesa Catarina de Aragão e só foi parado por um dos tiboleiros que saltou para cima dele). O Botafumeiro existe desde o século 16, assim como outros “turibuli magni” nas catedrais de Zamora, Ourense e Tui.

http://www.caminosantiago.com/index.php/en/touring/curiosities/136-compostela

 

Sem comentários:

Enviar um comentário