domingo, 27 de janeiro de 2013

Como se desenvolve uma etapa?

É conveniente levantarmo-nos antes do amanhecer para começar a caminhar com as primeiras luzes do dias, não sem antes realizar alguns exercícios de aquecimento (e para aqueles que fazem o Caminho com o intuito religioso, uma oração da manhã). Uma vez a caminho, cada pessoa tem o seu ritmo e não devemos cair no erro de andar mais depressa para seguir a outro peregrinos, mesmo que vão no nosso grupo. No Caminho somos um, se perdermos de vista a alguém será temporariamente, porque mais à frente os voltaremos a encontrar; cada pessoa caminha o quanto deseja, com a rapidez que deseja e pára as vezes que deseja. Podemos ir a conversar, a cantar ou em silêncio, mas devemos sempre evitar gritar, para não perturbar os restantes caminhantes à nossa volta. Quando nos encontramos com outros peregrinos é tradição cumprimentá-los com "Buen Camino" ou "Animo Peregrino".
O Caminho não é simplesmente um percurso, atravessa várias localidades com um legado artístico e histórico que merece a pena visitar e conhecer.
Em princípio marcaremos um ponto de encontro, mais ou menos a meio da etapa, para almoçar e descansar um pouco em convívio. Mas aqueles que preferirem fazer tudo de seguida, podem levar o almoço consigo na mochila desde manhã.
Ao chegar à tarde ao albergue, registamo-nos apresentando a nossa credencial do peregrino, tomamos um duche e vestimos uma roupa e calçado confortáveis para ir jantar em grupo.

ps. esta fotografia é do Caminho de Santiago que fiz com o meu Pai em Junho de 2010 :)

Sem comentários:

Enviar um comentário