quarta-feira, 15 de maio de 2013

Dicas Peregrinas


Cartões de Crédito e Débito

A maioria dos restaurantes ao longo do Caminho não trabalham com cartões de crédito. Nas grandes cidades o uso de cartões é mais frequente. Poderá usá-lo, em caixas automáticos para retirar dinheiro. Procure retirar, de cada vez, uma quantia que seja suficiente para alguns dias, pois, a cada retirada é debitada uma taxa na sua conta.

Roubos no Caminho

São bastante raros os relatos de roubos de peregrinos. No entanto, eles existem, e até dentro dos albergues. É aconselhável usar uma pochete de pano por baixo da roupa para guardar passaporte, dinheiro, cheques de viagem, a Credencial de Peregrino, etc. Tudo deve ser envolvido em pequenos sacos plásticos, para protegê-los do contato com o suor e com a água da chuva. Leve a pochete consigo quando for tomar banho.

Duches


Em muitos albergues os duches não têm saboneteira ou cabides nas cabines. Com isto passa-se a ter problemas com o sabonete, toalha, roupas e pochete. Pode optar por levar uma saboneteira ou usar um saco plástico para esta finalidade. Se  levar pequenos ganchos (de arame ou outro material) as coisas ficam bem mais fáceis, pois pode-se pendurar as coisas na barra de suporte de uma cortina ou fixá-los por cima da porta. Uma pequena lanterna é muito útil para ir à casa de banho durante a noite, uma vez que todas as luzes poderão estar apagadas e pode ter a necessidade descer e subir escadas.

Fotografias

Fotografar o seu Caminho é uma forma de preservar imagens de momentos e locais que não gostaria de esquecer. Leve uma máquina pequena e mantenha-a sempre envolta  num saco plástico, mesmo que ela tenha um suporte de tecido ou outro material. Quando se chega a casa e passamos as fotos, descobrimos várias fotografias de locais de que não nos lembramos como se chamam. Nada mais desagradável. Uma das formas de evitar esse problema, é apontar o número das fotografias e anotar no próprio guia toda vez que tirar uma foto, indicando mais ou menos o local ou cidade onde foi tirada.


Fontes de água
A grande maioria das fontes encontradas durante o Caminho é de água potável. Quando não é o caso, há sempre uma placa a avisar Ao chegar a uma fonte, encha o seu cantil com água fresca. Assim, nunca terá problemas com falta de água.

Relacionamentos
Um dos grandes erros que se pode cometer é evitar o contato com as pessoas que vivem e moram no Caminho. Nunca perca a oportunidade de conversar com os moradores locais. Ouvirá coisas surpreendentes, das quais irá se lembrar para sempre.

Sem comentários:

Enviar um comentário