domingo, 9 de junho de 2013

Para ver em Santiago (Parte I)


Quilómetro 0 do Caminho de Santiago, no centro da Praça do Obradoiro.
Praça do Obradoiro (galego: Praza do Obradoiro; espanhol: Plaza del Obradoiro) é o coração da cidade, recebendo o seu nome da oficina de pedreiros aqui estabelecida durante a construção da catedral (Obradoiro é a palavra galega para oficina). Este é o local ao qual milhares de peregrinos chegam todos os dias, e precisamente no centro da cidade situa-se o quilómetro 0 do Caminho de Santiago. Os edifícios que a rodeiam apresentam uma variedade de estilos artísticos. A este, a fachada barroca da Catedral, com o museu à sua direita e o Palácio de Gelmírez à esquerda. A oeste situa-se o Paço de Raxoi, que actualmente é ocupado pela câmara municipal. A norte, o Hospital dos Reis Católicos, um edifício plateresco cujo objectivo era albergar os peregrinos. A sul pode-se ver o Colégio de São Jerónimo, uma antiga residência de estudantes, onde agora se situa a reitoria da Universidade de Santiago de Compostela.

Cúpula da Catedral de Santiago de Compostela.
  • Catedral de Santiago de CompostelaPraza do Obradoiro (no lado este da praça),  981 583 548[21].Diariamente, das 7h00 às 21h00A gloriosa catedral de Santiago e a sua majestosa fachada barroca de granito é o ponto de chegada para peregrinos vindos de todo o mundo. As duas torres, projectadas pelo arquitecto local Fernando de Casas y Novoa, que as adaptou ao original plano românico da basílica, são hoje em dia o emblema da cidade. Dentro, pode-se ver o Pórtico da Gloria, uma obra prima da escultura românica que outrora abria para a praça, possuindo mais de 200 esculturas de granito galego, datadas de 1188. Procure as marcas dos dedos dos peregrinos que erodiram a rocha com o passar dos anos que, dando graças pelo fim da sua longa viagem, rezaram com os desdos de uma mão pressionados nas raízes da Árvore de Jessé, abaixo de São Tiago. Desde o pórtico, a grande nave estende-se até à chancela e ao monumental altar barroco, por baixo do qual estão as relíquias de São Tiago, num mausoléu romano. O cruzeiro da igreja contém o mecanismo de suspensão do botafumeiro. Grátis

Sepulcro do Apóstolo Tiago.
  • Sepulcro do Apóstolo Tiago (espanhol: Sepulcro del Apóstol Santiago), (por baixo do altar-mor). Foram os discípulos Atanásio e o Teodoro que recolheram o corpo de São Tiago e levaram para Iria Flavia (a actual Padrón), na costa espanhola. Antes de ser transportado para Santiago, o corpo foi sepultado em segredo no bosque de Libredón. A arca de mármore com o corpo do apóstolo foi redescoberta em em 813, na sequência de umas escavações ordenadas pelo bispo iria Flavia. Assim, nesse bosque foi construída uma capela, em volta do qual se desenvolveu uma cidade, à qual chamaram Compostela. Em 899, Afonso III construíu uma basílica para substituir o rústico templo construído pelo seu antecessor. A actual catedral só começou a ser construída em 1075. Pode visitar o túmulo do apóstolo e abraçar a estátua que o representa. Em ano jacobeu, o acesso ao túmulo é feito pela Porta do Perdão (espanhol: Puerta del Perdón; galego: Porta do Perdón). Grátis.

Maquete do Pórtico da Glória no Museu da Catedral.
  • Museu da Catedral (espanhol: Museo de la Catedral; galego: Museo da Catedral), Praza do Obradoiro(porta à direita da Fachada do Obradoiro),  981569327 (fax:981563366). 1 Out-31 Mai: Seg-Sáb 10h00-13h30 e 16h00-20h00; Dom 10h00-13h00. 1 Jun-30 Set: Seg-Sáb 10h00-14h00 e 16h00-20h00; Dom 10h00-14h00A colecção do museu inclui importantes exposições de arqueologia, escultura, pintura, joalharia, tapeçarias, tapetes, vestes litúrgicas, cerâmica e mobília. Também possui uma biblioteca, onde pode ver volumes valiosíssimos, incluindo o Calixtinus Codex, o Liber Sancti Jacobi, o Los Tumbos e o La Historia Compostelana, bem como numerosos documentos de grande importância para a história da Galiza e da Igreja em Santiago. As exposições do museu estão dispostas em várias salas, com uma importante colecção de tapeçarias baseada cartoonspor Ginés de Aguirre, Teniers, Rubens, Van Tulden, Bayeu e Goya. Uma das salas é dedicada ao próprio Goya, com doze tapeçarias da Real Fábrica de Santa Bárbara em Madrid. Duas delas são as únicas do seu tipo: "Crianças do Carrinho" e "A Fonte". Inclui parte do Palácio de Xelmírez (espanhol: Palacio de Gelmírez), casa do bispo, e a cripta do Pórtico da Glória. Bilhete normal: 5€. Grupos, idosos e estudantes: 3€/pessoa. Grátis no 18 de Maio (Dia Internacional dos Museus)

Sem comentários:

Enviar um comentário